Iniciativa da ONG é apresentada na EXPOEPI como experiência bem-sucedida

Posted on 8 de outubro de 2013 by admin in Notícias, Projetos

EXPOEPI

O projeto Bola Começa Com B, Campeonato Começa com C, que percorreu os doze estádios que sediarão a Copa do Mundo em 2014, foi considerado pela 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI) como iniciativa de êxito. No dia 17 de outubro, em Brasília, a C Tem Que Saber C Tem Que Curar compartilhará os resultados dessa campanha no painel: “Novas estratégias, novas tecnologias e novos desafios para a vigilância em saúde.

Iniciado em 2012 e com o apoio das construtoras dos estádios, o projeto idealizado pela ONG realizou testagem em 17 mil operários acima de 45 anos, resultando na prevalência de 1,35%. Os trabalhadores de cada estádio respondiam a um questionário e, se fizessem parte do grupo de risco das Hepatites B e C, realizavam o teste de ponta de dedo, recebendo a resposta em poucos minutos.

Todos os portadores de HCV ou HBV encontrados durante as campanhas foram encaminhados imediatamente para um médico especialista, realizando outros exames também gratuitos. Porém, o que mais chamou a atenção foi a falta de conhecimento desse setor de trabalhadores sobre as Hepatites Virais. A maioria dos entrevistados, 79%, nunca ouviram falar sobre a doença e apenas 9% tinham informações suficientes.

Por ser um projeto inédito e eficaz, a ONG foi convidada a apresentar esses resultados na Rádio ONU, em Nova York, e, agora, socializar essas informações na EXPOEPI, um grande evento do Ministério da Saúde, que reúne ações sociais e científicas de todo o Brasil.

[highlight color="#407ba6"]Sobre a 13ª EXPOEPI[/highlight]

A 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças acontecerá de 15 a 18 de outubro de 2013, em Brasília – DF e a participação dos gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) é a condição para o sucesso de sua realização.

O evento, promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, criado em 2001, tem como principal objetivo difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública, por meio de sua mostra competitiva (Artigo 2º da Portaria nº 21, de 18 de maio de 2006). Na Expoepi ainda são promovidos, por meio de painéis e mesas redondas, debates de cunho técnico-científicos relevantes para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde.

Na edição de 2013, as experiências e trabalhos técnico-científicos serão premiados nas diferentes áreas constitutivas da vigilância em saúde.

Serão contempladas três modalidades de participação:

Modalidade I, para premiação das experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS, que contribuíram para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde;

Modalidade II, direcionada à premiação dos profissionais da saúde que atuam no SUS e desenvolveram trabalhos técnico-científicos, em nível de pós-graduação, que contribuíram para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos de interesse da Saúde Pública; e

Modalidade III, para ações desenvolvidas por movimento social que contribuíram para o aprimoramento da vigilância em saúde em relação a doenças específicas (descritas no edital).

Maiores informações poderão ser acessadas na página www.saude.gov.br/svs.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>