Novo Protocolo de Tratamento da Hepatite C prevê a implantação dos novos medicamentos

Posted on 27 de julho de 2015 by admin in Notícias

diretrizes protocolo

Hoje, em Brasília, o ministro da saúde, Arthur Chioro, lançou o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatites C e Coinfecções. Ente outras medidas para combater e prevenir a Hepatite C, o Protocolo prevê a implantação oficial dos novos medicamentos – sofosbuvir, simeprevir e daclatasvir – para tratar a doença no SUS.

O novo Protocolo contempla tratamentos livres de interferon para todos os tipos de genótipos e propõe o uso do interferon apenas para casos específicos. Essa proposição posiciona o Brasil com o mesmo consenso europeu e norte-americano.

Os novos medicamentos são produzidos em fábricas do exterior e já estão sendo encaminhados para o Ministério da Saúde do Brasil, em uma transação de importação direta, sem a mediação das indústrias, o que acarreta um menor custo de impostos.

A estimativa é que essas novas drogas sejam liberadas pela alfândega a partir de agosto e serão remetidas aos estados para a distribuição nos hospitais que realizam os tratamentos. A burocracia, entretanto, dependerá da secretária da saúde de cada estado. Mas, seguindo o novo Protocolo, os médicos já têm condições para receitar esses novos medicamentos.

Para analisar o Protocolo na íntegra, acesse: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/2015/58192/_p_pcdt_final_hepatite_c_final_01_pdf_p__15024.pdf

Share Button

One comment

  1. Muita esperança, e felicidade .parabéns a todos que trabalharam nesta luta.agora será um novo tempo para todos os infectados! Muito feliz,sou f4 e estava perdendo as esperanças!

Pingbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>